-
Arquitetos: BINAA , Smart-Architecture
- Área: 4500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Burak Pekoglu
Descrição enviada pela equipe de projeto. Argul Weave situa-se-se em Bursa, Turquia, localizado a 100 km ao sul de Istambul na península da Ásia Menor. Bursa é a casa da histórica e célebre indústria têxtil da Turquia, que está testemunhando um renascimento para se posicionar como um líder regional e internacional. Localizado na esquina da Koklu Cd e Kirkpinar Cd, o terreno do projeto fica no centro do distrito de fabricação e é o primeiro de uma série de intervenções planejadas para reconstruir a área.
O cliente é um distribuidor de matéria têxtil com a sua instalação existente diretamente adjacente ao leste do local do projeto. Desde a sua criação o Argul Weave foi planejado como uma edificação de uso misto para atrair empresas têxteis internacionais para reorientar e renomear o distrito como um centro líder na produção têxtil. O Weave possui 4.500 m² distribuídos em quatro pavimentos com varejo no pavimento térreo, escritórios no primeiro e segundo pavimento e culmina com um restaurante no último pavimento.
Para satisfazer a visão clientes o projeto considerou a rica tradição têxtil dos turcos e sua fabricação através do entrelaçamento de fios individuais por teares gigantes. Este tema ofereceu um meio de integrar as diferentes partes do projeto em um todo singular e coerente ao fazer uma indicação clara quanto à importância deste distrito.
A paleta de material foi mantido a um mínimo de enfatizar a continuidade e a plasticidade do design. Mármore Patara extraído de Burdur, Turquia, e fabricado em Afyon forma a ligações sinuosas da fachada. Mármore vermelho escuro das formas região do Egeu turco formam o pedestal da edificação e madeira Iroko marrom avermelhada da África Ocidental reveste as áreas internas da trama. Conforme se caminha ao longo da fachada suas ondulações criam um padrão rítmico alternado que é reforçado pela reprodução contínua de luz e sombra ao longo do dia.
No interior, a madeira Iroko da fachadas se projeta ao piso térreo para formar um vestíbulo de entrada totalmente envidraçado, criando uma transição aconchegante entre o exterior e o interior. O primeiro e segundo pavimento são animados pela alternância de dentro para fora e de cima para baixo da ligação da fachada que cria uma vista única e assimétrica para cada abertura de janela. Os fios verticais da fachada terminam no último nível formando ameias de entre as quais há um enquadramento em série do distrito ao redor e das distantes montanhas Uludag que ancoram a cidade.
A execução dos projetos dependia de um processo único e colaborativo, que incluiu um grupo diversificado de membros da equipe situados em diferentes regiões e continentes. As tecnologias digitais foram feitos sob medida para se adaptar às práticas locais de fabricação e construção. Modelos digitais foram usados como base para afinar e controlar todas as geometrias e conjuntos de construção e também como um meio de avaliar os custos.
Muitas vezes, as restrições de tempo dos fabricantes foram assimiladas ao modelo para ajustar ainda mais as geometrias e o design, conforme necessário. Tal como no projeto, o processo global pode ser concebido como uma colaboração entrelaçada de atores localizados em áreas geográficas distintas. Pesquisa, design e execução ajudaram uns aos outros em progressões paralelas durante todo o projeto que levou à realização do Argul Weave.